Vivienne Westwood em 30 de março deste ano, na abertura de sua flagship store em Los Angeles
Dame Vivienne Westwood, como é chamada a estilista britânica “mãezona” do punk, completou 70 anos de idade no dia 8 de abril . Vocês sabiam?
A designer é conhecida por trazer à moda o universo da música punk, nos rebeldes anos 70, lançando inclusive bandas como o Sex Pistols.
Em 1971, Vivienne abriu a revolucionária loja Let it Rock, que deixou as autoridades conservadoras do Reino Unido irritadas, fazendo com que a estilista mudasse o nome para Sex (daí surgiu o Sex Pistols. Vivienne era casada com o empresário deles na época, Malcolm McLaren).
A primeira coleção Vivienne lançou em 1981, inspirada nos piratas dos séculos 17 e 18, apenas feminina. As roupas masculinas vieram em 1987. Polêmica sempre esteve no DNA artístico da estilista, que não hesitava (e ainda não hesita) em deixar as modelos com o bumbum descoberto, criar plataformas altíssimas (que derrubaram a modelo Naomi Campbell na passarela, fato até hoje lembrado nas rodas fashionistas) e usar e abusar do estilo punk rock. Tudo começando em uma época em que a contra-cultura ainda era negativamente marginal.
Hoje Vivienne apresenta coleção na Semana de Moda de Paris e também em Londres, onde desfila sua Red Label (marca alternativa). Além das cores vibrantes, os recortes nada óbvios, os saltos altos, correntes e rebites, o estilo escocês (xadrez e saia kilt) é recorrente nas criações da estilista, tão celebrada no mundo da moda.
Pontuar a carreira de Vivienne é difícil. A cada coleção, uma nova polêmica, uma novidade melhor que a outra. Abaixo, veja Carla Bruni, a primeira-dama da França, desfilando para a designer com (pouca) roupa exótica de pele e o supersapato que levou Naomi Campbell ao chão.
Carla Bruni em 1994, desfile na Semana de Moda de Paris
Imagina desfilar com este sapato? Naomi Campbell caiu na passarela...
Nenhum comentário:
Postar um comentário