Páginas

20/04/2011

Westwood 70 anos

Vivienne Westwood em 30 de março deste ano, na abertura de sua flagship store em Los Angeles

Dame Vivienne Westwood, como é chamada a estilista britânica “mãezona” do punk, completou 70 anos de idade no dia 8 de abril . Vocês sabiam?

A designer é conhecida por trazer à moda o universo da música punk, nos rebeldes anos 70, lançando inclusive bandas como o Sex Pistols.
Em 1971, Vivienne abriu a revolucionária loja Let it Rock, que deixou as autoridades conservadoras do Reino Unido irritadas, fazendo com que a estilista mudasse o nome para Sex (daí surgiu o Sex Pistols. Vivienne era casada com o empresário deles na época, Malcolm McLaren).
A primeira coleção Vivienne lançou em 1981, inspirada nos piratas dos séculos 17 e 18, apenas feminina. As roupas masculinas vieram em 1987. Polêmica sempre esteve no DNA artístico da estilista, que não hesitava (e ainda não hesita) em deixar as modelos com o bumbum descoberto, criar plataformas altíssimas (que derrubaram a modelo Naomi Campbell na passarela, fato até hoje lembrado nas rodas fashionistas) e usar e abusar do estilo punk rock. Tudo começando em uma época em que a contra-cultura ainda era negativamente marginal.
Hoje Vivienne apresenta coleção na Semana de Moda de Paris e também em Londres, onde desfila sua Red Label (marca alternativa). Além das cores vibrantes, os recortes nada óbvios, os saltos altos, correntes e rebites, o estilo escocês (xadrez e saia kilt) é recorrente nas criações da estilista, tão celebrada no mundo da moda.
Pontuar a carreira de Vivienne é difícil. A cada coleção, uma nova polêmica, uma novidade melhor que a outra. Abaixo, veja Carla Bruni, a primeira-dama da França, desfilando para a designer com (pouca) roupa exótica de pele e o supersapato que levou Naomi Campbell ao chão.
Carla Bruni em 1994, desfile na Semana de Moda de Paris
Imagina desfilar com este sapato? Naomi Campbell caiu na passarela...
Cheers, Vivienne!

Nenhum comentário:

Postar um comentário