Páginas

13/03/2011

Renda-se



Brancas, pretas ou coloridas, as rendas invadiram as vitrines, ruas e tapetes vermelhos pelo mundo afora. Sensuais e super femininas, elas conferem sofisticação e delicadeza ao look e podem aparecer nos detalhes das roupas e acessórios ou até compor peças inteiras, como calças e vestidos.
Para as mais ousadas, peças coloridas, sobreposições e até peças estampadas. Para as mais inseguras, a dica é apostar em detalhes de rendas ou em acessórios mais românticos. No verão 2011 ela está soberana e dá o ar da graça em composições variadas, destacando a o charme da mulher brasileira. Então, renda-se!



A renda como é conhecida hoje teve origem na Bélgica, com as roupas da corte. No século XVIII e XIX, o centro de produção da renda era a cidade de Chantilly, na França, e Alençon, na Itália. Restrita aos mantos do clero e da realeza, nessa época a renda era feita com fios dourados e prateados. No início do século XX, a renda apareceu em detalhes nas luvas, nos casacos e adornos de cabeça. No Brasil, chegou junto com a família real portuguesa.
Produzida no Nordeste, pelas famosas rendeiras, as primeiras tramas eram feitas com linho. Com o passar do tempo a arte, que passou de geração para geração, foi adaptada e hoje é confeccionada em algodão, seda, viscose, náilon e até elastano – o que a tornou mais barata e acessível. Até mais da metade do século XX a renda ficou afastada do mundo fashion, utilizada apenas em detalhes de lingeries e vestidos de noiva. Mas, agora está de volta com muito charme e feminilidade.

Beijos e até a próxima dica da dupla!

Nenhum comentário:

Postar um comentário